Thursday, November 23, 2006







Atividade 7 -Compilação de artigos lidos





De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. "É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo Gládis, vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
São um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas do grupo.
Os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores. Os blogs na formação de professores, são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta”. (Sônia Bertocchi)
Os blogs na sala de aula, servem para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores podem acompanhar e orientar pesquisas de forma agradável e interativa. Além disso, existe a possibilidade da família visualizar os trabalhos de seu filho na internet, que é uma forma de integrar família, escola e comunidade.
O fato de os alunos saberem que todos poderão conhecer a riqueza de suas produções, faz com que desenvolvam ainda mais sua criatividade, resultando num desenvolvimento mais significativo e marcante, valorizando o potencial e capacidades de cada um.
Com todas as leituras e argumentos de Educadores experientes em aplicações educacionais com Blogs, percebi que realmente esta ferramenta bem empregada é uma aliada à Educação.
Valorizar a produção dos alunos. Ampliar a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante. Ultrapassar os muros da escola, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo. Além da grande atração provocada, são grandes fatores que propiciam o uso do Blog.
Além disso, a construção da própria aprendizagem e a troca de conhecimentos entre todos os internautas que acessam os Blogs, fazem com que tenhamos uma enorme rede de ensino-aprendizado, como nos diz a citação: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina, poetisa brasileira).
Acredito que levar o recurso dos blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico, a familiaridade com a informática, aprendendo de forma diferente....Paulo Freire, em uma conferência realizada em Maceió (1990), muito apropriadamente acentuou a necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação exige.

No comments: